Entendamos o Design Gráfico como uma forma de comunicar visualmente um conceito, uma idéia, através de técnicas formais. Podemos ainda considerá-lo como um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa[1], em que, no geral, se trabalha o relacionamento entre ‘imagem’ e texto.
Trata-se de uma profissão levada a cabo pelo designer gráfico que estende a sua área de ação aos diversos meios impressos de comunicação, resultando, mais concretamente, nas seguintes aplicações:
Identidade corporativa (Branding);
Design de embalagem (ou Packaging Design);
Design editorial;
Sinalética (ou Sinalização);
Tipografia;
Um designer gráfico é, convenientemente, um conhecedor e utilizador das mais variadas técnicas e ferramentas de desenho, mas não só. O Designer Gráfico tem como principal moeda de troca a habilidade para aliar a sua capacidade técnica à crítica e ao repertório conceitual, sendo fornecedor de matéria-prima intelectual, baseada numa cultura visual, social e psicológica. Não é apenas um mero executante, mas sim um condutor criativo que tem em vista um objectivo comunicacional.
O estudo do design gráfico sempre esteve ligado à outras áreas do conhecimento como a psicologia, teoria da arte, comunicação, ciência da cognição, entre muitas outras. No entanto o design gráfico possui um conhecimento próprio que se desenvolveu através da sua história, mas tem se tornado mais evidente nos últimos anos. Algo que pode ser percebido pela criação de cursos de doutorado e mestrado, específicos sobre design, no Brasil e no resto do mundo.[2]
Um exemplo desse tipo de conhecimento é o estudo da tipografia, sua história e seu papel na estruturação do conhecimento humano[3].
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_gr%C3%A1ficas CONSULTADO EM 08 DE NOVEMBRO DE 2010)
ATUAÇÃO PROFISSIONAL
"O profissional de Artes Visuais atua como professor na Educação Básica e em todas areas que exijam conhecimentos em arte tais como: programação visual, curadoria de exposições de arte e prática em ateliê com desenho, cerâmica, gravura, serigrafia, pintura e fotografia. O acadêmico vivencia atividades unindo a prática à teoria, pois o curso de artes da UnC incentiva a pesquisa, a crítica, a produção e o ensino da arte. O curso aborda as linguagens contemporâneas e tecnologias. Propicia uma visão ampla das Artes Visuais no mundo contemporâneo e a experiência com atividades artísticas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário